O Museu de Arte Sacra e o Legado de Preservação da ACDPHCG
Localizado no coração da fé corumbaense, dentro da majestosa Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França, o Museu de Arte Sacra de Corumbá de Goiás resguarda um acervo notável e rico em expressivas peças sacras, incluindo imagens devocionais, valiosos quadros e objetos litúrgicos, que em conjunto narram a profunda história da região e da própria igreja.
Esta custódia do patrimônio material é parte de um esforço maior orquestrado pela Associação de Cultura e Defesa do Patrimônio Histórico de Corumbá de Goiás (ACDPHCG), que demonstrou sua capacidade de mobilização ao impulsionar importantes movimentos culturais.
A Associação foi decisiva na concretização do Tombamento Federal e Municipal de bens significativos e na gestão dos essenciais Restauros da Igreja Matriz, do prédio do Cine Teatro e do Casarão da Educação e Cultura, assegurando que os pilares históricos e arquitetônicos do município permaneçam íntegros e acessíveis para o futuro.

Museu de Arte Sacra de Corumbá de Goiás, resguarda um acervo notável de peças sacras, narrando a profunda história da fé e da região.

Museu de Arte Sacra de Corumbá de Goiás, resguarda um acervo notável de peças sacras, narrando a profunda história da fé e da região.

Museu de Arte Sacra de Corumbá de Goiás, resguarda um acervo notável de peças sacras, narrando a profunda história da fé e da região.

Museu de Arte Sacra de Corumbá de Goiás, resguarda um acervo notável de peças sacras, narrando a profunda história da fé e da região.
HISTÓRICO DE MUSEU
MUSEU SACRO IGREJA DE NOSSA SENHORA DA PENHA DE FRANÇA
Corumbá de Goiás
O Museu Sacro Igreja de Nossa Senhora da Penha de França é um constituído pelo conjunto arquitetônico da Igreja e também os bens integrados, com realce aos altares, cimalha e retábulo do Altar Mor, Arco do Cruzeiro, balaustradas, sistema de cobertura e estrutura de madeiras que remonta ao século XVIII bem como, diversas peças sacras e imagens.
Possui ainda um coleção de pinturas sacras em tela a óleo que remonta o século XIX, e uma imagem em tamanho natural do senhor morto, talhada em madeira, cuja autoria é desconhecida, mas que apresenta característica do barroco.
A exposição permanente das peças móveis do museu, montada na lateral esquerda da Igreja, constitui com os demais destaques, o Conjunto de Bens Integrados que forma o Museu Sacro Igreja de Nossa Senhora da Penha de França.
Merece Destaque também, a referência histórica do sepultamento dos Bandeirantes Diogo Pires Moreira e Bartolomeu Bueno da Silva Neto.
O Museu Sacro também é o resultado do trabalho de preservação e divulgação dos bens históricos da cidade de Corumbá de Goiás, que começou com o restauro da Igreja de Nossa Senhora da Penha de França e finalmente na entrega do acervo exposto.
A consecução do Projeto Musealização da Igreja de Nossa Senhora da Penha de França é resultado da cooperação entre a Associação de Cultura e Defesa do Patrimônio Histórico de Corumbá de Goiás e a Paróquia firmado mediante convênio, ficando a cargo da Associação de Cultura e Defesa do Patrimônio Histórico de Corumbá de Goiás, por intermédio de sua Presidente Maria do Carmo Gouveia de Moraes a gestão para implantação do Museu Sacro, cuja verba de execução foi mediante patrocínio de Leis de Incentivo Cultural.
O Projeto de Musealização contou ainda, com a doação de R$ 2.000,00 ( Dois mil reais) proveniente do lançamento do Livro “Alma Estação Outono” que mescla poesia com fotografias do Restauro da Igreja, sendo o mesmo de autoria da associada Ana Ruth Fleury Curado, bem como, a doação do valor de R$ 9.456,00 ( nove mil quatrocentos e cinquenta e seis reais), orçado no projeto como pró-labore pelo trabalho de pré-produção do Projeto museológico.
Assim, insere no contexto da cidade de Corumbá de Goiás fundada pelo Bandeirante Diogo Pires Moreira em 1.730, além dos casarões tombados, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França que foi sendo construída ao longo do século XVIII e que hoje constitui e abriga o Museu Sacro Igreja de Nossa Senhora da Penha de França.
A musealização da Igreja de Nossa Senhora da Penha de França, atende ao Estatuto dos Museus ( Lei Federal nº.11.904/2009) e ao Estatuto do Museu Diocesano de Arte Sacra. O referido projeto foi selecionado no processo seletivo de prêmio do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás através do Edital 11/2015


